Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Frustração do dia - Burocracia da Função Pública

Concorrer a um trabalho de Escriturário em certas escolas é um DESASSOSSEGO.

Além do Curriculum Vitae do costume, todas as escolas exigem BI e Certificado de Habilitações (11º ou 12º ano). Não se compreende bem porquê. Devem achar que somos todos criminosos e mentirosos, para não confiarem nas candidaturas.

 

Eu tenho um certo problema em enviar estas coisas. Eu penso que o nosso BI não deve andar por aí a circular. Todos os documentos de identidade, contribuinte, etc., são documentos pessoais que podem ser usados para fins ilícitos. Se o candidato for contratado, aí sim, exigem-se todos os documentos para inscrição na Segurança Social, Finanças e o respectivo Certificado para verificar as suas habilitações.

 

Mas, tal como as pessoas que gostam de saber logo o final da história ao lerem um livro, estes senhores dos Ministérios gostam de começar pelo fim. Pedem todos os documentos que se lembram, apenas para enviar com o corriqueiro CV. E de preferência em pessoa.

"Senhores e senhoras, tirem bastantes fotocópias para darem trabalho aos nossos colegas do arquivo, que têm pouco que fazer e aos trabalhadores da indústria do papel. As normas do Ministério da Educação exigem isso (ou talvez não)."

 

Há umas semanas concorri a um destes lugares de Assistente de Administração Escolar.

Ao chamarem-me para uma entrevista, recebi uma carta (registada), com 5 folhas!

Dos 27, 6 fomos convocados para entrevista, os outros 21 excluídos devem ter recebido a mesma carta para dizer que não valia a pena irem lá, porque foram excluídos.

Fazendo as contas só aqui a isto, fartaram-se de gastar dinheiro, porque enviar esta carta para os 27 candidatos é obra. São 27 cartas registadas com 5 folhas de papel. É o dinheiro que se gasta em correio, em papel e em toner de fotocopiadora. São 135 folhas de papel A4, mais os 27 envelopes. Que desperdício de papel. Estes senhores não sabem o que é um e-mail?

 

Além disso, para comparecer à entrevista, exigiram cópias de:

  1. BI;
  2. NIF;
  3. Certificado de habilitações;
  4. Declaração comprovativa de tempo prestado na função;
  5. Outros certificados de cursos ou formação que tenha realizado.

E levar todos os originais, para comprovar. Passei uma tarde só a fotocopiar papelada, para ira à maldita entrevista!

 

Noutra folha desta bendita carta estavam os requisitos de admissão a concurso e os métodos de selecção. A avaliação curricular é obtida através da fórmula:

AC=2HL+6EPI+2FP

            10

(siglas que são explicadas na carta e que não me apetece explicar). 

 

Os candidatos são avaliados e todos os que não obtiverem 10 valores são eliminados.

A avaliação da entrevista é ainda mais complicada.

 

AC=2HL+6EPI+2FP+5E

            10

 

A folha final desta convocatória lista todos os candidatos, a sua avaliação curricular e menciona quais os excluídos (que foram quase todos, excepto 6, entre os quais aqui Yours Truly Straycat).

 

Depois duma entrevista com 3 simpáticos inquisidores (parecia uma junta médica), passados alguns dias vem o resultado (ou sentença conforme preferirem). A lista dos 6 que foram chamados e respectivos resultados. Claro que aqui a garota não foi a feliz contemplada.

 

 

 

Santa paciência

 

Os eleitores deste país, nem imaginam as fórmulas intricadas que alguns funcionários públicos, que neste caso são também professores dos Conselhos Executivos, têm que seguir para avaliar os candidatos a um trabalho de Assistente de Administração Escolar.

 

São os anos de experiência, são as referências de empresas, são os certificados de todos os cursos que se tiraram, e temos de enviar cópias de tudo isso, pelo e-mail, pelo correio, ou pessoalmente (a via preferida deles e a mais trabalhosa e dispendiosa).

Fazem um grande cozinhado com aquilo e depois mandam-nos uma carta com todos os que concorreram, a avaliação que tiveram e a posição em que ficaram. Parecem pautas escolares!
Não admira que os professores não tenham tempo para ensinar (queixam-se eles e bem).
Passam o tempo todo a fazer avaliações e a usar fórmulas para tudo; o tempo não pode chegar para darem aulas. Têm mais que fazer.

Acho que as Auxiliares de Acção Educativa (ex-contínuas) devem ter um formulário cheio de fórmulas para avaliar o comportamento e o grau de gravidade das asneiras que os putos dizem no intervalo, para quando forem fazer queixa ao Conselho Executivo.
As cozinheiras devem ter um formulário carregadinho de fórmulas para saber a quantidade específica de cada ingrediente que põem na panela e como vai resultar a confecção do prato.
E as empregadas da limpeza devem ter um formulário repleto de fórmulas para saber a que horas devem mudar o papel higiénico da casa de banho e limpar as sanitas.

 

Haja tempo e paciência para a burocracia.

NÃO HÁ PACHORRA!

Desabafos externos:
De Nayoko a 23 de Abril de 2008 às 12:50
Realmente, este mundo está perdido...
Com tantas inovações, de repente parece que voltamos outra vez tudo a trás com tanto papel, e coisas parvas...
Cada vez percebo nemos disto...
Eu tento ao máximo reduzir em tudo...uso sacos de pano em vez saco de plástico, uso carrinhos de compras à antigo com rodinhas, reciclo o meu lixo, as minhas folhas de apontamentos escolares depois são usada pela minha filha com pinturas dela ...de facto não entendo a mentalidade desta gente, e é uma coisa que me preocupa bastante...
De Straycat a 23 de Abril de 2008 às 23:06
Com tanto que se fala em reciclar e deixar um planeta minimamente habitável aos nossos filhos, acho que não é assim que se vai conseguir, pelo menos com esta mentalidade de desperdício absurdo e de gastos inúteis.

Comentar este desabafo

 

 

Vê este vídeo e persegue os teus sonhos!

.Quem é esta criatura?

» Politica de Privacidade


.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...


.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags


Spread the Recycling Message

.Ligações perigosas

blogs SAPO