Terça-feira, 13 de Maio de 2008

Frustração do dia - Fibromialgia: médicos desconhecem a doença...

Fadiga crónica ainda não é do conhecimento público
Dia Mundial da Fibromialgia: médicos ainda desconhecem a doença

A fibromialgia, uma doença do foro reumático que se estima afectar pelo menos 200 mil portugueses, tem hoje o seu dia mundial. As associações de doentes apontam ainda o desconhecimento dos médicos como o principal problema.

A fibromialgia afecta o sistema musculo-esqueléctico e surge frequentemente entre os 30 e os 50 anos de idade, afectando principalmente as mulheres.

A Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia e a mais recente Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica realçam que a falta de informação de muitos clínicos sobre a patologia e a dificuldade em efectuar seu diagnóstico continuam a manter muitos doentes longe do tratamento adequado.

Os sintomas desta doença crónica não só variam de pessoa para pessoa, como também ao longo do tempo, e incluem dores musculares e articulares, fadiga crónica, insónias, dores de cabeça e dormência e formigueiros nas extremidades do corpo.

A mulher de José Manuel Durão Barroso, Margarida Sousa Uva, e a jornalista Maria Elisa Domingues assumiram-se publicamente como doentes.
 

Fonte: Público

 

 

Doentes exigem reconhecimento da sua existência!

No âmbito do Dia Mundial da Fibromialgia, dia 12 de Maio, a Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia (APDF) organiza uma concentração silenciosa de doentes frente ao Ministério da Saúde.

A APDF considera que existem direitos que ainda são negados aos doentes com fibromialgia, como seja o reconhecimento da sua existência como doentes crónicos e incapacitantes, de acordo com a aceitação existente a nível mundial.

A Associação pretende, com esta iniciativa, lançar o alerta de que «é altura de acabar com a aberrante situação da aceitação de uma patologia, sem a correspondente aceitação da existência de Doentes portadores da mesma. Chegou a hora de, não só mostrarmos ao país que somos mais de 350.000 Doentes, como existimos, somos seres humanos vivos e Doentes, com todos os benefícios a que, como tal, temos Direito

Mais informações sobre a Associação e sobre a acção de protesto que será levada a cabo dia 12 de Maio podem ser consultadas no site da APDF.

Fonte: http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=127

 

 

Dia Mundial de Luta Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica 

 

A Myos - Associação Nacional contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, comemora em Portugal o seu 5.º aniversário no próximo dia 12 de Maio, em que se assinala também em todo o mundo o dia mundial da luta contra a fibromialgia (FM) e a síndrome de fadiga crónica (SFC). No âmbito das celebrações do dia mundial da FM, a Myos associa-se, em Bruxelas, às associações europeias congéneres, num esforço conjunto de divulgação e sensibilização dos euro-deputados para os cerca de 12 milhões de pessoas afectadas por fibromialgia na Europa.
 

Fonte: http://www.pcd.pt/noticias/ver.php?id=6782

Desabafos externos:
De Bee a 18 de Maio de 2008 às 00:24
Conheço alguém que é literalmente "gozado" no local de trabalho por não acreditarem na doença...
De Straycat a 18 de Maio de 2008 às 14:11
"Quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro" e é bem verdade! Ninguém sabe o que alguém sofre, até ter a infelicidade de lhe acontecer o mesmo.
A fibromialgia deve ser uma das piores doenças que há, para quem sofre dela. É classificado de preguiçoso, de queixinhas, mariquinhas, etc. porque ninguém consegue "ver" as dores e o sofrimento que essa pessoa tem que aguentar.
As análises e os exames não revelam nada mas a pessoa sofre constantemente e pode passar uma vida a queixar-se aos médicos, que todos lhe dizem que não tem nada, que é psicológico, que é do stress, que é do excesso de peso...
De clara a 23 de Agosto de 2011 às 11:11
concordo perfeitamente contigo, a fibromialgia é uma doença muito ingrata, pois e silenciosa e só nós mesmos é que sabemos o que sentimos, e por mais que nos queixemos, ficamos sempre na duvida que alguém nos leve a sério. Se te dizes que te dói o braço ou o pescoço, tens logo alguém que te responde "a mim também me dói o cotovelo ou dói -me a mão etc.", logo nos pensamos! não vale a pena queixarmo-nos, porque ninguém nos leva a sério.
Tenho a sorte de ter 3 médicos a tratar-me. São impecáveis comigo pois sabem e acreditam no meu sofrimento.
Tenho, muito a agradecer a minha terapeuta, pois é ela que quando eu estou com dores insuportáveis me dá força.
Chego a perguntar se realmente estas dores são fibromialgicas ! e a resposta dos entendidos é que eu não tenha duvida que sim pois todos os fibromialgicos tem as dores e as contrações musculares no mesmo sitio. Tenho que agradecer a Deus por me ter posto a tratar nas mãos certas.
Só tenho pena que algumas pessoas não nos levem a serio e pensem que somos fingidas e não queremos fazer nada, principalmente no meio de colegas de trabalho.
Não desejo esta doença a ninguém .
Já à 8 meses que estou em crise e faço fisioterapia.
De Straycat a 23 de Agosto de 2011 às 23:31
Compreendo-a perfeitamente e desejo as melhoras, se é que isso é possível.

Comentar este desabafo

 

 

Vê este vídeo e persegue os teus sonhos!

.Quem é esta criatura?

» Politica de Privacidade


.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...


.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags


Spread the Recycling Message

.Ligações perigosas

blogs SAPO