Quarta-feira, 23 de Julho de 2008

Coisas que amo - Aprender e tentar ser culta...

A maior parte da população tem que viver com rendimentos muito baixos, ao nível do salário mínimo. Mas a cultura não depende do valor de um salário, depende do interesse que nós temos em aprender. 

 

Todos sabemos que a vida é muito difícil para a maioria das pessoas. Isso é ainda mais evidente para quem, como eu, não nasceu em berço de ouro e tem a infelicidade de não ter uma saúde na qual possa confiar a 100%.

Eu sempre me interessei por tudo um pouco e isso teve muita influência na cultura que adquiri ao longo do tempo. Gosto de aprender, gosto de saber mais e mais. E isso é uma característica da qual nunca abdicarei.

 

Nunca fui uma pessoa que passasse os dias a ver programas do tipo "entretenimento fácil". Concursos, novelas, reality shows, na sua grande maioria são programas de "encher chouriços". São um desperdício do nosso tempo e de dinheiro de taxa televisiva.

Desde miúda, a minha principal fonte de cultura era a TV, numa época em que se aprendia muito com a televisão. Depois veio a leitura.

Hoje na TV temos novelas, futebol e concursos, na sua maioria para mentecaptos. O tempo para ler é cada vez menos, os trabalhos cada vez mais sobrecarregados devido às longas viagens de ida e volta, as crianças têm os horários escolares cada vez mais preenchidos e quando estão em casa só jogam na consola ou no computador.

A TV Cabo tem 50 canais do pacote mais comum e são poucos os que vejo. No entanto há canais que eu gosto: algumas séries do AXN, os canais nacionais de notícias, alguns programas do canal 1 e 2, o Discovery, o Canal História, o Odisseia... todos os que possa aprender algo, ou ver um filme interessante.

 

É por tudo isto que eu digo: a cultura não é um "bicho de 7 cabeças" ou um "papão". Não precisamos de achar que ser culto só está ao alcance dos ricos ou dos que puderam estudar. "Ser culto" não é um palavrão que as "tias" de Cascais usam.

 

Para sermos minimamente cultos temos que ser interessantes e interessados, saber ouvir, compreender, assimilar e aprender até morrer!

 

 

Vê este vídeo e persegue os teus sonhos!

.Quem é esta criatura?

» Politica de Privacidade


.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...


.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags


Spread the Recycling Message

.Ligações perigosas

blogs SAPO