Sábado, 19 de Abril de 2008

Amazed...

Amazed - Estupefacto, maravilhada.

A-maze-d... Como a palavra tem raiz em labirinto, se fôssemos traduzir esta palavra à letra ficaria alabirintado(a)...

 

É como me sinto hoje, no meio de um enorme labirinto, sem saída à vista, confusa, espantada, furiosa.

 

Em conversa online com a Mona Lisa, falámos nos problemas que há em arranjar trabalho hoje em dia, principalmente na área para que se estudou. É mais que certo o facto de que, neste país, quanto maior o grau de estudos, mais difícil é receber o valor justo pelo seu trabalho, isto se conseguir trabalho.
E tal como diz o Zé-Zé na Conversa da Treta: "Quem não sabe fazer nada... pode fazer tudo". Ou seja, quem não estudou para nada em específico, pode fazer qualquer coisa.

Pior, está quem estudou 12 a 16 anos (ou mais), para fazer qualquer coisa de específico, porque é - proporcionalmente - muito mais mal pago.

 

Já alguém fez as contas ao dinheiro que gastou, desde a infância, em educação? É o material escolar, as mochilas, o material de desenho, o material desportivo próprio, são os livros, as propinas, uma infinidade de coisas que se tem de comprar.

Um aluno do 9.º ano gasta 200 euros em livros, mais cerca de 100 euros em material escolar diverso. Se acharmos uma média de 300 euros /ano até ao 12.º ano, são 3600 euros!

 

Não estou a contar com o que se paga de creche e pré-escolar, pois não há creches do estado ou subsidiadas em quantidade suficiente, para pôr uma criança de 3 anos. Há 10 anos eu já pagava 42 contos por uma mensalidade no colégio do meu pimpolho. Depois de pagar a prestação da casa, o passe e a alimentação fora de casa, já tinha esgotado o dinheiro do meu ordenado, pois ganhava apenas 75 contos.

Nem faço contas a uma faculdade, porque aí já nem me atrevo, podia ficar doente só de pensar.

 

 

Eu fiz o 12.º sem nunca chumbar, depois fiz o curso do Britânico (enquanto trabalhava por turnos), já fiz vários cursos de formação - por minha iniciativa, porque nunca um patrão me ofereceu formação profissional.

Aliás, os patrões esperam que nós entremos nas suas empresas já devidamente ensinados, prontinhos para trabalhar até cair e fazer tudo o que for preciso, sem reciclagem ou formação posterior. Se quisermos aprender mais para o trabalho ser mais produtivo, nós que vamos gastar o nosso dinheirinho e o nosso tempo, se quisermos.

É um favor que Suas Excelências nos fazem e devemos sentir-nos honrados por podermos fazê-lo, pois se formos fazer formação por nossa iniciativa, é porque temos dinheiro para isso!

 

Além disso, se tivermos o azar de contrair uma doença profissional, eles não têm nada a ver com o assunto, a Segurança Social que trate disso. E temos que ser nós a lutar para que a doença seja reconhecida! Nós ficamos doentes, com dores de dia e de noite, sem poder trabalhar, a viver da mísera baixa (em prisão domiciliária), mas suas excelências nada têm a ver com o assunto. Extingue-se o posto de trabalho da melga que não quer trabalhar e manda-se embora!

 

Trabalho há 25 anos e agora, por várias circunstâncias, vejo-me novamente na contingência de começar tudo de novo, com 44 anos e com problemas de saúde!
Francamente, não há pachorra!

Estou a modos que...: Furiosa e "alabirintada"...

.Quem é esta criatura?

.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...

.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags

.Ligações perigosas

blogs SAPO