Sábado, 26 de Abril de 2008

Filosofia de vida - Evitar desilusões

Penso que cada vez são mais os que se queixam que não são compreendidos e que os outros, às vezes até aqueles que consideram amigos, os decepcionam e os atraiçoam.

Também tenho uma maneira de ser amigável, confiante e talvez até crédula. Mas da maneira que o mundo se está a tornar, agressivo e competitivo, não devemos ser completamente confiantes.

Sinto-me frequententemente desiludida, muitas vezes por esperar demasiado dos outros. Mas acho que não devemos pôr a fasquia demasiado elevada, porque o que irá certamente acontecer é a nossa desilusão.

 

A vida é um labirinto de escolhas, mas o bom senso é sempre uma boa orientação a seguir, para fazermos as escolhas certas.

1. Nunca faças aos outros o que não gostarias que te fizessem. Não podes exigir dos outros uma filosofia de vida em que tu próprio(a) não acreditas.

2. Estabelece limites. Uma pessoa que não te respeita não merece o teu respeito e não te merece. Quer seja esse desrespeito um abuso da tua confiança, da tua pessoa ou da tua integridade física, não permitas que isso aconteça ou, se aconteceu, que essa situação persista.

3. Tenta resolver amigavelmente os problemas e conflitos. Uma pessoa enraivecida, não pensa com clareza. Se tentares resolver um conflito calmamente, ter empatia e compreender a posição dos outros, isso pode ajudar-te a ultrapassar as situações de conflito. Não tens de concordar com tudo o que os outros querem, apenas negociar uma saída viável para todos.

4. Se não estás bem, muda-te. Se algo está mal na tua vida, tenta mudá-lo, se puderes. Estás desiludido(a) com o teu trabalho, com o(a) namorado(a) ou pessoa com quem vives, com um familiar ou amigo que te trata mal? Já tentaste uma mudança de atitude e não resultou? Tentaste a aproximação e empatia e não deu os frutos que pretendias? Se não te tratam com o respeito que mereces, não persistas numa situação que te causa stress, angústia e que te faz mal à saúde. Parte para outra e tenta alcançar a felicidade noutro lugar.

.Quem é esta criatura?

» Politica de Privacidade

.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...

.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags

.Ligações perigosas

blogs SAPO