Quarta-feira, 7 de Maio de 2008

Economia, bens e riqueza são, para mim, palavras obscenas...

Detesto ouvir obscenidades.

 

Habitualmente não digo palavrões. Lá me sai uma m**** de vez em quando, mas até os palavrões têm o seu tempo e espaço para serem usados e, no contexto certo, fazem todo o sentido.

Mas para mim, muito mais obsceno que certos palavrões, é o uso vulgarizado de palavras relacionadas com a economia, o comércio, a riqueza e o lucro, como se a Humanidade não pudesse prescindir delas por apenas um dia, em prol do bem comum.

 

Tenho uma lista de palavrões que me causam calafrios e me enojam. Economia, especulação, lucro, valores materiais, riqueza, força produtiva, produção, marketing, acções... e a lista continua.

Sempre detestei Economia na escola. Odiava-a tanto que tive negativa no 9.º ano e foi a única disciplina que tive de fazer exame no 11º ano, numa época que fazíamos exame a todas as disciplinas que tivessemos uma média inferior a 13 valores.

 

Nunca tive jeito nenhum para o comércio, nem vocação comercial. Nos anúncios de emprego vê-se muito a frase "pessoa orientada para o cliente", uma expressão que caracteriza um trabalhador que além de ser um capacho do patrão tem de lamber as botas ao cliente, por mais ordinários que ambos sejam (tanto os patrões como os clientes).

 

Esta questão de ter "jeito para o negócio", também depende muito da capacidade que cada um tem em tirar partido da ingenuidade, da desgraça ou da infelicidade alheia. Nunca tive vocação para esta actividade, talvez porque em primeiro lugar estão os meus princípios morais. Mas há gente que é capaz de "vender a própria mãe" e depois dizer que não é nada pessoal, é tudo uma questão de negócio e de oportunidade. Para mim não passa de oportunismo!

 

Talvez por esta minha falta de sentido comercial eu não tenha uma boa vida, desafogada, com carro novo e casa de campo ou de praia. Tenho apenas escrúpulos, o que hoje em dia é considerado por muitos uma obscenidade pior do que f***-**.

 

Contudo, tenho a consciência tranquila. Não subo à custa da ingenuidade, boa-fé, miséria ou infelicidade dos outros, não me aproveito das suas fraquezas, não tiro proveito de situações que outras pessoas tirariam partido sem pensar duas vezes.

É por haver tantos oportunistas - que se escudam no florescimento das economias para explorar os outros - que há uns que têm casas de banho em ouro, enquanto os outros não têm o que comer, quanto mais onde c****, perdão, defecar! 

Desabafos externos:
De sigacafe a 9 de Maio de 2008 às 13:00
Comcordo em pleno contigo, e se toda a gente pensasse como nós não havia ricos nem pobres, apenas gente bem na vida, mas sem execessos e não haveria imagens como a seugnda que puseste!!!
Alias, curti bué a comparação que fizeste com as duas imagens!!!
Fica bem,
Jota
De Straycat a 9 de Maio de 2008 às 13:33
Ainda bem que ainda há solidariedade neste mundo e a prova é o resultado positivo e inesperado da campanha do Banco Alimentar no passado fim-de-semana, mesmo com a crise que estamos a viver.
Todos podemos contribuir, se quisermos e pudermos!
Um abraço solidário e esperançado.

Comentar este desabafo

.Quem é esta criatura?

» Politica de Privacidade

.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...

.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags

.Ligações perigosas

blogs SAPO