Domingo, 20 de Julho de 2008

Frustração do dia - Santa ignorância...

É curioso como continua a haver tanta ignorância neste país.

Há milhões de pessoas que ainda vivem os seus dias a desfolhar revistas cor-de-rosa, em que o ponto mais alto do seu dia acontece quando vêem a novela da noite e pensam que os computadores são máquinas milagrosas que fazem tudo apenas com o pressionar de uma tecla.

 

A escolaridade obrigatória até ao 9º ano foi o primeiro passo para termos cidadãos um pouco mais informados e que aplicam a sua inteligência em actividades mais construtivas. Há imensas pessoas a estudar à noite para conseguir fazer a escolaridade mínima e, assim, poderem dizer que aprenderam algo de útil na escola de modo a melhorar a sua vida e o seu futuro. No entanto, continua a haver pessoas muito ignorantes.

 

Isto vem a propósito de uma conversa que tive esta semana à hora do almoço com uma das senhoras da limpeza da universidade onde trabalho. Estava ela e um dos senhores da manutenção a beber o café quando me juntei a eles para almoçar. Falámos de várias coisas. Ela queixou-se principalmente do facto de as suas colegas da limpeza não fazerem o seu serviço com competência, porque não estão para se chatear com nada.

 

Eventualmente começaram a falar da máquina do multibanco estar a funcionar sem problemas há bastante tempo e como se faria a sua manutenção. Ela acreditava que a manutenção da máquina, inclusive o abastecimento com dinheiro, era toda feita através dos computadores. Quando avariava, já nem precisava de ir lá ninguém para a arranjar.

 

Expliquei-lhe que se a avaria se devesse a um problema no sistema informático acabaria por ser resolvida "através dos computadores" (pelo software). Mas se o problema fosse na parte física da máquina (hardware) ou se fosse falta de abastecimento alguém teria de a vir arranjar ou reabastecer. Na sua santa ignorância a senhora, mais nova do que eu, acreditava que quando a máquina não tinha dinheiro, bastava mandar o dinheiro pela internet, ou coisa que o valha! Tive que fazer-lhe entender que as notas não se materializam na máquina, alguém tem que ir lá colocá-las para nós podermos levantar o dinheiro!

 

A inteligência tem um peso muito grande na cultura geral da pessoa.

Eu tenho só o 12º ano, mas leio desde os 4 ou 5 anos. A minha mãe tinha apenas a 1ª classe incompleta e, depois de eu muito insistir, ensinou-me a ler. Sempre gostei de aprender e saber como as coisas funcionam. Por isso faz-me confusão como pessoas, de 30 ou 40 anos, pensam assim e são tão ignorantes. Se fosse uma pessoa idosa, que nem à escola tivesse ido, ainda compreendia, embora haja pessoas analfabetas muito cultas, como era a minha mãe.

 

Se desperdiçarem o vosso tempo e a vossa inteligência em trivialidades inúteis, como novelas e revistas em que só se fala da vida dos famosos, nunca chegarão a lado nenhum e provavelmente irão passar o resto da vida a limpar chão e casas de banho como aquela senhora. E o mais triste de tudo isso é que estas pessoas nem devem compreender isso...

Desabafos externos:
De belly_button a 23 de Julho de 2008 às 12:59
Não poderia estar mais de acordo contigo....
As pessoas escolhem mal as suas proridades..
Eu tenho uns pais muito cultos bem formados que sempre me incentivaram a ler e a cultivar-me, mas nem toda a gente é assim!!
Eu tenho colegas na casa nos 20 anos que certamente dizem mais barbaridades que essa senhora!!
E sabe porquê? Porque as suas preocupações resumem-se aos cabelos, ás roupas, é maquilhagem, e á vida dos outros, mais nada...
E não foram estudar, ficaram-se pelo 9º ano, porque achavam que a sua beleza era suficiente para arranjar emprego.. Enganaram-se...
È triste, mas estas jovens supostamente são o futuro do nosso país...

Enfim... Quem nascer torto, tarde ou nunca endireita..

Beijocas
De Straycat a 23 de Julho de 2008 às 21:12
É mesmo muito triste que pessoas assim jovens sejam tão ignorantes e muitas vezes não é culpa delas, é da maneira como foram educadas.
Abraço cultural.
De Incógnito a 29 de Junho de 2009 às 12:14
Gostei de ler este blog, os seus posts parecem-me acima de tudo verdadeiros e sem artificios.

Não posso deixar contudo de fazer uma critica perante algumas coisas que li, que penso que não levará a mal.

O principal problema dos portugueses, longe de ser a falta de cultura, ou a pobreza de espírito, está em tão facilmente julgarem os outros por convenções. Muitas vezes vi escrito neste blog palavras como "Tias de Cascais" ou "os ricos". O que é que isto quer dizer? É óbvio que há pessoas que nascem ricas - facto do qual não têm absolutamente culpa nenhuma - mas MUITAS pessoas ganham o dinheiro à custa do seu trabalho. Não que seja justa a diferença de remunerações neste país, nisso concordo consigo; é natural que um licenciado ganhe mais que alguém que apenas concluiu o 12º ano, mas não estas diferenças abissais. Contudo, referir-se pejorativamente a uma classe como "os ricos" é ofensivo, dado que não são eles que determinam o dinheiro que ganham. Apenas vivem de acordo com o que ganham, coisa que a senhora faria se ganhasse o mesmo que eles, tenho a certeza.

Acrescento ainda que conheço muita gente com dinheiro, que vive muito bem, e que são as pessoas mais generosas que conheço; dão sem questionar ou sem sequer se gabarem disso. Dão porque são pessoas trabalhadoras, algumas das quais passaram por muitas dificuldades para chegar onde chegaram, e porque têm bom coração.

Os meus pais passaram por muitas dificuldades, e eu própria raramente tive coisas novas. Ainda hoje a vida não é fácil, mas estou aqui, recem licenciada em Medicina com muitos sacrificios pessoais, pronta a dirigir a minha vida com força para ajudar as outras pessoas, nunca menosprezando ninguém.

Estou um bocado cansada que as pessoas ajam como se quisessem que TODA a gente vivesse mal. Porque é que não havemos de querer ser TODOS ricos, sem invejas e ofensas veladas?

E na questão da cultura estou em completo desacordo; quando era nova e ainda hoje via e vejo IMENSA televisão, de todos os tipos, leio revistas cor de rosa quando me apetece, vejo lixo televisivo quando me apetece. É a enorme diversidade das coisas que vejo e absorvo que me torna uma pessoa culta e conhecedora (bastante, já agora) e que me permitiu desde pequena ter as ferramentas com que ser uma aluna com média de 19,6 de secundário. TODOS os programas trazem qualquer coisa de novo, se a pessoa tiver o discernimento necessário, não é preciso passar o dia a ler enciclopédias ou ver o canal de História!

Hoje em dia somos um país muito mais culto que há 10 anos. Hoje temos um país bem mais competitivo e somos bem mais preparados. Os jovens sabem muito mais sobre a vida e o mundo do que a senhora saberia com 18 anos.

Vamos realçar o que é bom, vamos elevar a moral nacional, em vez de bater constantemente no ceguinho, em vez de constantemente nos criticarmos uns aos outros! Chega de lamúrias, os portugueses são bem melhores do que pensam.

E ignorância haverá sempre em todas as classes. A senhora terá falhas na sua cultura que eu consideraria extremamente graves, assim como eu as terei. E não é por isso que somos ignorantes, pois não?

Chega de fazer julgamentos dos outros, chega desta arrogância, desta soberba de criticar sem qualquer conhecimento de facto. Ninguém é melhor que ninguém, rico, pobre, burro ou super inteligente. Somos o que somos, e fazemos o melhor que podemos.

Felicidades,

Ana Guimarães




Comentar este desabafo

 

 

Vê este vídeo e persegue os teus sonhos!

.Quem é esta criatura?

» Politica de Privacidade


.Pesquisar nesta barbaridade

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Desabafos recentes

. Vídeo do dia - Ontem, dia...

. Bem-vinda Primavera, que ...

. O Plano D...

. Pensamento profundo do di...

. Politica de Privacidade

. Pensamento profundo do di...

. Um Feliz Natal para todos...

. Pensamento profundo do di...

. Pensamento profundo do di...

. A felicidade, somos nós q...


.Desabafos arquivados

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

.Disto é que eu gosto!

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.tags

. todas as tags


Spread the Recycling Message

.Ligações perigosas

blogs SAPO